quarta-feira, 13 de julho de 2011


REDE- A PESCA MARAVILHOSA

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Preparação
a. na semana da Rede tire pelo um dia com a equipe para organizar os trabalhos e orar intercedendo pela Rede e o Tema; O evangelismo com convite deve ser feito no dia anterior para que as crianças nao esqueçam.
b. os convite (modelo) podem se impressos ou desenhados na cartolina. Use o mesmo modelos para as lembranças com um doce no verso dizendo (foi gostoso tê-lo conosco, volte outra vez!)
c. Ornamentação: Aqui nós colocamos uma rede de pesca no painel de TNT azul com papel nacarado e muitos peixinhos prateados e coloridos em todo o painel. O tema foi escrito com cada letra dento de um peixinho. Fizemos tb peixinhos de balões. ficou tudo lindo. e pescamos muitas crianças para o mestre!



modelo do convite
 Baseado na história da Pesca Maravilhosa em Lucas 5: 1-11
(Leve uma rede com peixe de papel ou de borracha, faça os gestos de pescaria)
Deus fez várias espécies de peixes.
Ele costumam nadar em grupos (como se chama um grupo de peixes?)isso mesmo cardumes.  Quando são pequenos só nadam emgrupos,pois assim, fica mais fácil se defender ou escapar quando os peixes maiores querem fazer deles a sua refeição.
Também precisamos de vários tipos de instrumentos pela variedade de peixes que pescamos. As baleias são pescadas com arpoes, e os peixes menores são pescados com anzóis ou redes.
Mas também se pescam muitos peixes com redes (mostre a rede na ornamentação); dezenas deles de cada vez.

Mas também precisamos de outra coisa pra pegar um peixe ( quem me diz o que é?)Isso mesmo, minhoca. (mostre um desenho ou minhoca mesmo). Os peixe mais curiosos é que se aproximam e nhac , quando mordem, ficam com a boca presa no anzol, e assim são fisgados.
Os peixes também evitam as redes. Ao ver uma rede, eles nadam para outro lado, por isso, os pescadores pescam com rede à noite, quando os peixes não enxergam a rede e acabam caindo nela.
Alguns dos discípulos de Jesus eram pescadores(como era o nome deles?) Pois é. Então, em uma noite, os discípulos de Jesus haviam tentado pescar a noite inteirinha e nada. Parecia que os peixes estavam muito espertos naquela noite. Então, já pela manhã, desanimados, eles estavam saindo do barco para voltar para casa,sem alimento para sua família e sem nenhum peixe para que pudessem vender e ganhar algum dinheiro.
Jesus sabia o que estava acontecendo e por isso, ordenou-lhes:
 “Joguem as redes para o lado direito do barco”.
Os discípulos tinham jogado diversas vezes a rede para a direita, e para a esquerda, e para frente e para trás, mas, se Jesus estava mandando, eles obedeceriam.
Durante a noite inteira, enquanto estava escuro tinham tentado pescar, e agora já tinha sol, os peixes veriam a rede  e certamente a evitariam,mas, pensaram eles, se Jesus está mandando, é melhor obedecer!
E sabem o que aconteceu? Os peixes pareciam que queriam ser apanhados ! Todos se jogaram para dentro da rede, e, foram tantos, mas tantos, que precisaram de dois barcos para arrastar a rede. Os barcos e as redes estavam tão cheios, mas tão cheios que a rede quase se rompeu e os barcos quase afundaram.
Por que isso aconteceu? Porque os discípulos obedeceram à ordem de Jesus. Sabem crianças, quando obedecemos tudo dará certo, como aconteceu naquela manhã no lago. Vamos contar essa história cantando?
(Cante para eles: Pedro, André, Tiago e João no barquinho.)

Cada criança que está aqui é um peixinho e Jesus é o pescador. Quem ainda não pulou na rede de Jeus?   Faça o apelo...
Ore pelos que aceitaram e os envie ao consolidadador
Termine com um  grande celebração de Pescaria com louvores apropriados. deixe as crianças pegarem a rede e pescarem.

O lanche pode ser  pãezinhos com creme de atum + refri.  (corte o paes de forma no formato de peixe e rechei com o atum e maionese (eles adoram!)
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terça-feira, 12 de julho de 2011


ESTOURANDO COMO PIPOCA

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PREPARAÇÃO:
a.  interceção: durante a semana reúna a equipe pra oração em prol da rede e seu tema. tire ao menos um dia pra interceder pela rede. Aproveite pra preparar os detalhes e enumerar as tarefas de recepção , boas vindas, teatro, dança, louvor e ministração.
b. os convites:  desenhe ou imprima  desenhos de saquinhos com pipocas e escreva o convite. 
c. ornamentação: aqui nós fizemos um painel no tnt azul escuro e um sacão de pipoca no papel branco com pipocas de verdade coladas . por todo o tnt tinha tufos de pipoca . e o tema escrito com letra imitando a pipoca.

1-Boas Vindas: Prepare um painel de boas vindas com desenhos de crianças abraçadas pra  ficar logo na porta do templo. Cada criança deverá ser recepcionada por uma equipe com beijinhos, e uma palavra de carinho!!

2- Oração Inicial: Agradeça pelos presentes e por todas as famílias representadas. Convide o Espírito Santo de Deus a estar presente nesta celebração.

3- Cânticos : crente pipoquinha - cristina mel,  abrace o amigo mais perto

4- Momento da Oferta  (uma latinha enfeitada com pipocas e com desenos de crianças abraçadas)

5- Captando a atenção: Quem aqui sabe como se faz pipoca? (deixe as crianças responderem o processo)

6- Princípio Bíblico: Zacarias 13:8-9 (leia o texto pausadamente)

7- Introdução:  Eu bem sei que todos aqui gostam bastante de pipoca. Seja ela doce ou salgada fazemos a festa e, se vier acompanhada com um refrigerante, melhor ainda. Mas será que aqui alguém já pensou em tudo o que o milho passa para chegar a ser pipoca? Alguém já parou para pensar no que acontece com os caroços de milho que não viram pipoca? E o que tudo isso tem haver comigo, com você e com Deus? Vamos aprender?

8- Momento de oração: Ore para que cada criança tenha hoje sua vida transformada por Deus.

9- Mensagem:
I - NÃO SEJA “CAROÇO DURO”
No texto que lemos, ouvimos que a terra será dividida em três partes e que somente uma delas restará. As partes que serão cortadas, e delas nada se aproveitarão, não passarão pela purificação, ou seja, não entrarão no Reino de Deus. Serão como os caroços de milho que foram colhidos, mas sequer chegaram a panela; ficaram perdidos pelo caminho; jamais virarão pipocas. Porém, pior são aqueles que bravamente chegam na panela, se envolvem com óleo, passam pelo fogo, até tostam, mas não estouram, é como quem vai a célula, ouve a Palavra, mas não abre o coração para Jesus entrar. Recusam-se a transformar-se, acham que seu destino foi ser milho, quando foi o de ser pipoca. A estes resta apenas o lixo, ninguém os come. Deus lhe chamou para você ser pipoca, e não caroço duro. Em que parte da terra você deseja estar quando ela for dividida em três? Saiba que aquele que permanece como “caroço duro”, recusando-se a chegar-se a Jesus, envolver-se com seu Santo Espírito, passar pelo Fogo de Deus e estourar, feito pipoca, para uma nova vida, será jogado fora. Não queira ser “caroço duro”, abra seu coração e deixe Jesus transformar a sua vida!

II – RECEBA A “VESTE BRANCA” DA SALVAÇÃO
Vejamos agora o que acontece com a parte que restará da terra. Deus a purificará como se purifica a prata e o ouro, ou seja, passarão pelo fogo; fogo do Espírito Santo. Pensemos agora naquele caroço de milho, pequeno, amarelo e sem gosto: assim somos todos antes do fogo. Mas, quando ele é colocado na panela com óleo quente... Eu sei, ele pula, pula... Talvez até o milho pense que está quente demais, que ele não irá conseguir... Mas aquele que entende o que está acontecendo estoura e se transforma em pipoca e sabe que por isso vale a pena pular, pular e pular. Finalmente, quando o fogo apaga... Não vemos nem mais caroço de milho e nem óleo. O milho virou pipoca branquinha e óleo agora faz parte dela; não são dois, mas um só. É por isso que precisamos passar pelo fogo do Espírito Santo, onde há purificação e prova, mas também vitória, para que sejamos um com o Espírito de Deus e recebamos de Jesus as vestes brancas da Salvação! Quem entende isso e abre seu coração para Jesus ser o Senhor e Salvador da sua vida, ainda que pense que não conseguirá e que pule, pule... será transformado em nova criatura, salva para a Vida Eterna por Jesus.
10- Aplicação da Palavra e apelo: Chegou a hora de você deixar de ser caroço de milho para ser pipoca. Chegou a hora de deixar ser perdido para ser salvo. Quando a pipoca fica pronta, todos correm para pegar sua parte, todos a querem. Assim também será com aqueles que passarem pelo fogo do Espírito Santo, pois Deus os irá querer; estes invocarão o seu nome, e Ele os ouvirá; Ele dirá: É meu povo; e eles dirão: O SENHOR é o meu Deus. Estoure feito pipoca, no coração do Pai, e seja mais um salvo por Jesus! Quem aqui quer deixar de ser caroço duro e receber as vestes brancas da salvação, sendo uma "pipoquinha de Jesus" ?
(Oração de confissão por Jesus)

11- Ministração  e Encerramento: Agora que temos pipoquinhas que estouraram agorinha e estão quentinhas,  vamos nos aquecer todos. Como se todos estivessem entrando na panela, vamos vir aqui na frente e receber o óleo, a unção (chamar os pastores para ungir os presentes).
Então vamos nos alegrar com a equipe de louvor, dançando como pipocas!! Aleluia!!

(Oração de bênção final)

12- Consolidação dos novos convertidos: (ficha de cadastro)

13- Lanche (opcional): Pipoca com refrigerante no final da celebração.

segunda-feira, 11 de julho de 2011


ENSINANDO A ADMINISTRAÇÃO DO DINHEIRO

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 mesada
Auxílio Semanal: A fim de que seus filhos aprendam a administração do dinheiro, eles têm de ter uma renda. Uma forma para que a tenham é o auxílio semanal. Isto não deve estar atrelado aos deveres domésticos. Eles necessitam fazer as tarefas domésticas visto que fazem parte da família e todos têm responsabilidades, não porque irão ser pagos por isso. O auxílio deve ser suficientemente grande a fim de que os filhos anseiem recebê-lo, mas não tão grande que lhes supra tudo o que querem. Eles necessitam aprender a poupar para aquilo que desejam.
Valor do auxílio: Se você está em dúvida a respeito de quanto deve dar, tome por base a idade da criança e o orçamento da família. Uma boa regra é 50 centavos semanais para cada ano de idade. Por exemplo, uma criança de 6 anos receberá $ 3,00 por semana.
Renda ganha: Em acréscimo, os pais também podem prover uma renda extra para trabalhos especiais como limpar a garagem. Certifique-se de pagar apenas pelos trabalhos concluídos e bem feitos. Você deseja que seu filho aprenda a ética do trabalho bem executado.
Estabeleça regras para os gastos: Certifique-se de estabelecer normas básicas para governar a forma como seu filho recebe e gasta o dinheiro. Não seja muito restritivo; seu objetivo é que seu filho experimente a liberdade de gastar seu dinheiro e de cometer algus erros – os erros servem como forma de aprendiznado

O MUNDO MARAVILHOSO DO MINISTÉRIO

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Por: Dale Hudson

Dica 1: SONHOS GRANDES
      O que aconteceria se captássemos uma nova visão de Deus para nosso ministério com as crianças? O que ocorreria se começássemos apaixonadamente a perseguir essa visão? E se a buscássemos através de dificuldades e de desafios até que a víssemos concretizada?

Sugestões:
1.     Mediante a oração e pensamento estratégico, obtenha a visão para seu ministério.
2.     Se Deus já lhe deu uma visão para seu ministério, peça-Lhe para renovar sua paixão a fim de que a persiga.
3.     Formule um plano que tornará sua visão em realidade.
4.     Decida agora que nada o deterá de vê-la realizada.

Dica 2: LIMPEZA
            As áreas do ministério das crianças necessitam estar limpas e arrumadas. Não importa se o prédio é novo ou velho, há algo que você pode fazer – mantê-lo limpo. Que péssimo testemunho se as salas estiverem sujas e asquerosas.

Sugestões:
1.     Marque inspeções regulares dos edifícios – dentro e fora. Peça a várias pessoas para anotarem as áreas que necessitam de atenção. Veja as prioridades e atenda-as uma a uma.
2.     Treine as pessoas pelo exemplo. Se notar um papel jogado no chão, recolha-o.
3.     Organize um dia de trabalho para deixar a igreja limpa.

Dica 3: CRIATIVIDADE
            É tão fácil cair no padrão de fazer as coisas conforme os velhos e repetidos programas, sempre da mesma forma, e perdermos novas oportunidades de nos comunicarmos eficientemente com a geração moderna. Uma equipe de pessoas criativas sempre realiza mais de que uma pessoa criativa trabalhando sozinha. Há pessoas criativas aguardando para ajudá-lo/a... reúna-as e veja o que acontece.

Sugestões:
1.     Identifique as pessoas criativas de sua igreja que poderiam formar uma equipe criativa .
2.     Estabeleça a hora para se reunir regularmente com essas pessoas.
3.     Considere todos os programas ou partes de seu ministério que perderam a validade e necessitam ser substituídos por algo mais criativo.
4.     Permita que a criatividade da equipe flua e registre as idéias criativas que forem apresentadas

Dica 4: ENXERGUE ATRAVÉS DOS OLHOS DA CRIANÇA
      É triste dizer, mas o oposto é o que normalmente ocorre em muitas igrejas. As crianças entram em salas cujas paredes são na cor bege e as cadeiras marrons. Muitas vezes isso acontece porque os adultos que as escolhem o fazem com base no gosto dos adultos. Mas se você deseja dizer às crianças: “Nós as amamos e preparamos este local com vocês em mente”, então faça a decoração com cores que elas gostam.

Sugestões:
1.     Identifique os espaços das crianças, os corredores e as áreas que não são decoradas de forma a atrair as crianças.
2.     Selecione cores atraentes às crianças para fazer a decoração, busque sugestões nos Web sites para crianças e visite lugares locais para crianças.

Dica 5: SERVIÇO DE PRIMEIRA CLASSE
            Não importa o tanto de acompanhamento que façamos às visitas em nossa igreja, se as pessoas tiverem uma experiência ruim em sua primeira visita, provavelmente não retornarão. Devemos investir tempo em nos assegurar que a primeira experiência que terão conosco será de primeira classe.

Sugestões:
1.     Formule um sistema eficiente de dar às visitas um atendimento de primeira classe.
2.     Selecione pessoas para dar atenção especial aos convidados. Escolha pessoas amigáveis, atenciosas que façam com que o convidado se sinta à vontade. Coloque essas pessoas nas entradas.
3.     Certifique-se de que haja placas indicativas em cada sala e área do edifício.
4.     Treine sua equipe para pessoalmente conduzir os convidados até as salas ao invés de apenas lhes indicar a direção.

Dica 6: DIVERSÃO
      Já conheci muitos adultos que me disseram que nunca iriam à igreja porque seus pais os obrigaram a freqüentá-la quando crianças. A verdade é, você não precisa obrigar uma pessoa a ir aonde ela gosta de estar!      Algumas pessoas bem intencionadas acreditam que as crianças não devem se divertir na igreja. Sim, as crianças necessitam ser ensinadas a adorar a Deus em reverência, mas também necessitamos deixá-las adorar a Deus como crianças de forma alegre, entusiástica e cheia de energia.

Sugestões:
1.     Planeje programas na igreja que incluam muita diversão e aprendizagem interativa.
2.     Empregue métodos relevantes à cultura de hoje para retransmitir sua mensagem.
3.     Faça uma pesquisa com as crianças e familiares em sua igreja e pergunte-lhes como você pode tornar a igreja uma experiência mais entusiástica para eles.

Dica 7: MISSÃO VISÍVEL
      A declaração de missão foi claramente afirmada na Bíblia para que todos a vissem. Ela me lembra de quão importante é deixar as pessoas saberem por que existimos como ministério. A declaração de missão une sua equipe, dá-lhe uma grade para tocar todos os programas e decisões do ministério e provê direção à sua equipe.

Sugestões:
1.     Reúna os líderes-chave de seu ministério e desenvolva uma declaração de missão. Veja que seja breve, fácil de ser lembrada e precisa.
2.     Coloque sua declaração de missão em um local onde todos a possam ver e peça à sua equipe de ministério para memorizá-la.
3.     Sempre repita sua declaração de missão à sua equipe.

Dica 8: VISUAL
            As três principais influências sobre as pessoas em nossos dias são a televisão, os filmes e a Internet. Todos esses são meios de comunicação visual. Necessitamos usar recursos visuais de comunicação, o máximo possível, se quisermos captar a atenção desta geração.

Sugestões:
1.     Descubra que vídeos cristãos apelam às crianças e apresente-os quando as crianças entram em sua área.
2.     A cada semana, planeje usar algum tipo de comunicação visual em suas lições e cultos, tais como videoclipes, lições objetivas, PowerPoint ou outras mídias de apresentações.
3.     Forme uma equipe que entenda de computação em sua igreja e criem um Web site para conectar-se com as crianças e familiares.

Dica 9: EQUIPE DE TRABALHO

            Não é o que você faz por si mesmo nos ministérios da criança, mas o que a equipe de pessoas que você reuniu pode fazer para que isso aconteça. O sucesso de seu ministério depende da força da equipe que você formou.

Sugestões:

1.     Trabalhe arduamente para criar uma cultura de família e de diversão em sua equipe.
2.     Dedique tempo para falar de sua filosofia e missão de seu ministério com os novos membros da equipe antes de colocá-los para trabalhar.
3.     Faça com os novos membros da equipe um teste dos dons espirituais e da personalidade – ajude-os a encontrarem seu lugar único de serviço. Isso faz com que as pessoas apreciem seu local de serviço e dá-lhes algo em que se apegar.
4.     Providencie treinamento para sua equipe a fim de ajudá-la a crescer nas habilidades do ministério.
5.     Mantenha abertas as linhas de comunicação com sua equipe.
6.     Regularmente, felicite, incentive e recompense os membros da equipe.


Dica 10: NOVAS IDÉIAS

      Devemos constantemente buscar idéias novas e estimulantes. Devemos seguir lendo, assistindo às reuniões, trabalhando em rede, fazendo perguntas e buscando formas novas de ministrar às crianças.

Sugestões:

1.     Quando foi a última vez que você teve uma idéia nova em seu ministério e a implementou?
2.     De forma proposital você dedica tempo para desenvolver novas idéias?
3.     Você está disposto/a a buscar idéias novas fora de sua zona de conforto?
4.     Você acha que já fez tudo ou você tem uma atitude de aprendizado e crescimento?

      Eis o desafio : Se todo o tempo, energia, dinheiro, criatividade, enfoque e trabalho estão sendo empregados para um propósito temporário e terreno, quanto mais eu deveria dar o meu melhor no partilhar a mensagem eterna da Palavra de Deus com as crianças e familiares?

[Extraído de Kids’ Ministry Ideas, abril - junho de 2008, pp. 16 – 19.]


De seu Amigo Secreto

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Por: Lynette Allcock


Levantei a tampa da caixa lindamente decorada e dei um pulinho de alegria.
Dentre os demais envelopes e presentinhos havia um envelope com o meu nome!

      Avidamente li a mensagem: “Apenas gostaria de lembrá-la do amor de Deus e do cuidado constante por você e chamar a sua atenção para o Salmo 73:25, 26: ‘A quem tenho nos céus senão a ti? E na terra, nada mais desejo além de estar junto a ti. O meu corpo e o meu coração poderão fraquejar, mas Deus é a força do meu coração e a minha herança para sempre’ (NVI).

      “Meu desejo é que este texto traga a primavera em seu jornadear nesta semana e que o brilho do sol de Deus sempre ilumine seu caminho com amor. De seu Amigo Secreto”.

      Sorri com o coração aquecido. Senti-me bem por saber que era protegida.

      Durante as semanas seguintes, meu amigo secreto muitas vezes enviou-me cartões coloridos e pequenos presentes, algumas vezes pelo correio e outras através da caixa do “Amigo Secreto” da igreja.

      É muito divertido brincar de Amigo Secreto, não importa a sua idade, embora as crianças mais velhas, de 12 anos para cima, irão apreciar esta experiência mais do que as crianças mais novas.

      Sugestões a respeito de como iniciar:

§  Escreva o nome de todos os participantes em tiras de papel. Colocando os nomes dos meninos em um recipiente e o das meninas em outro. Os meninos tiram os nomes entre si e o mesmo a respeito das meninas.
§  Incentive as crianças a comprarem um cartão ou a prepararem-no no computador, e a escreverem mensagens de ânimo. Também podem ser usados textos bíblicos, citações, poemas, etc.
§  As crianças também podem comprar itens não onerosos para seu amigo, tais como marca páginas, adesivos ou fruta.
§  Embrulhe uma caixa de tamanho apropriado onde serão depositados os bilhetes e os presentinhos secretamente.
§  Estabeleça o tempo para a troca de correspondências. No final desse período realize uma festa um programa especial na Escola Sabatina para a revelação dos amigos secretos!

Divirta-se ao experimentar a alegria dos amigos secretos!

CULTO FAMILIAR – nosso filhos agradecerão no futuro

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      Quando relembro minha infância, os momentos do culto em família são uma de minhas recordações favoritas – aconchegada no colo de meu pai enquanto líamos as histórias bíblicas e nos ajoelhávamos para orar, cada um tendo a sua vez de falar com Jesus. Espero poder transmitir essas experiências de união a meus dois filhos. Especialmente amo ouvi-los orar a cada noite, ouvir suas preocupações, cuidados e alegrias que partilham com Jesus.
      Se você deseja que seu filho desenvolva relacionamento com Jesus, o culto familiar regular é vital. É também a cola eterna que liga sua família espiritualmente. Partilhar sua fé com seus filhos, a cada dia, provê momentos de aprendizado e estabelece o hábito para toda a vida. É importante que seus filhos ouçam as histórias bíblicas, não apenas da professora na Escola, mas de você também. Leia livros como As Belas Histórias da Bíblia e outros e também lhes desperte o interesse pela lição da Escola e ensine-os a apreciarem o estudo da Bíblia.
      Muitos pais com quem falo parecem estar perdidos a respeito de por onde começar quando se trata do culto em família. Estas são algumas sugestões por idade para ajudar a reunir a família no culto.

0 a 5 ANOS-  Durante os primeiros anos de vida é importante transmitir que o culto familiar é um momento especial e feliz passado com a mamãe e o papai. Você deseja que seu filho associe sentimentos positivos com o conhecimento de Jesus. Veja que seja breve, simples e interativo.           Busque livros de histórias bíblicas apropriadas à idade da criança para serem lidos enquanto segura seu filho no colo. Permita que seu filho aponte as figuras ou complete as palavras enquanto você faz uma pausa. A sim que forem capazes, devem memorizar frases curtas da Escritura. Ensine seu filho a orar. Peça-lhe para proferir frases simples da oração, repetindo-as depois de você.

6 a 9 ANOS-  Durante esses anos, você notará que seu filho faz um monte de perguntas a respeito de Deus e da Bíblia. Agora é tempo de estabelecer o conhecimento bíblico e de lhes apresentar as doutrinas durante o culto familiar. Ensine-os a buscarem ajuda na Bíblia para o viver diário. Incentive-os a terem uma vida de oração. Façam um diário de pedidos de oração da família e das respostas recebidas.

10 – 14 ANOS-          Neste estágio a chave é tornar o culto e Deus o mais relevante possível à vida diária de seus filhos! Escolha temas como pureza ou preconceito e que lidem profundamente com a vida deles, e descubra o que a Bíblia diz a respeito. É também importante permitir-lhes escolher o que será lido e discutido durante o culto em família. Permita-lhes liderar.

      Este é também um momento importante para iniciar a discussão do culto individual e do tempo devocional. Incentive seu filho a começar a ter seus próprios momentos pessoais de devoção. Os pais também podem ter de remodelar o seu culto.

ALEGORIA DAS FERRAMENTAS

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Texto base(I Coríntios -cap. 12)
Obs.: a palavra Púlpito significa: tribuna,o lugar em que os preletores, pastores, obreiros pregam.

Há muito tempo atrás,em uma carpintaria,quando todo o trabalho havia acabado,as ferramentas começaram a conversar entre si .Elas discutiam para saber qual delas era a mais importante para o carpinteiro.
O Sr Martelo começou:Certamente que sou Eu o mais importante para o carpinteiro!sem mim os móveis não ficaram de pé!pois eu tenho que martelar os pregos!

O Sr serrote logo quis dar a sua opInião:Você Sr martelo?você não pode ser!seu barulho é horrível!é ensurdecedor ficar ouvindo toc,toc,toc...O mais importante sou Eu !o serrote! se mim como o carpinteiro serra a madeira?eu sou o melhor!

Não,não,não Falou a dona lixa:Eu sim sou a melhor!se não fosse Eu os móveis não seriam tão lisinhos e perfeitos!Eu sou a mais importante!

Ah!mais não é mesmo!disse a dona Plaina:Eu é quem deixo tudo retinho,e tiro as imperfeições da madeira.Eu sim sou a indispensável...Tsc,tsc,tsc...

Nada disso disse a dona chave de fenda:Se não fosse Eu como o carpinteiro iria apertar os parafusos.EU sim sou a melhor!

AH!não ! Que absurdo!disse o Sr esquadro:Eu sou o mais importante!sem mim os móveis ficariam tortos!o carpinteiro nem saberia a medida.eu sou o mais importante!
As ferramentas ficaram discutindo até o dia amanhecer.
O carpinteiro chegou para trabalhar,colocou sobre a mesa a planta de um móvel e começou a trabalhar!
Ele usou todas as ferramentas,usou o serrote,o martelo,o esquadro,a lixa,a plaina ,os pregos ,o martelo ,a chave de fenda,a cola ,o verniz para deixar o móvel brilhando....
Enfim ele acabou.
Chegou o fim do dia o carpinteiro estava cansado,mais feliz com o que tinha feito!Seu trabalho com as ferramentas tinha ficado ótimo!
O carpinteiro foi para casa.
Enfim as ferramentas voltaram a conversar.Só que agora elas ficaram admirando o que tinham feito todas juntas e o carpinteiro.Sabe o que elas fizeram?Um púlpito de uma igreja!e tinha ficado lindo!Elas chegaram a uma conclusão:Todas eram importantes!!aos olhos do carpinteiro.Ele usou todas!sem exceção de nenhuma!E o móvel tinha ficado lindo!Elas descobriram que quando todas trabalham juntas tudo anda melhor!